terça-feira, fevereiro 20, 2007

Filmes brilhantes de um mundo "delayed food"


A gente sempre passa por momentos de reflexão acerca da vida...das escolhas, do futuro e dos caminhos a serem tomados...é intrinseco ao ser humano a constante busca pela felicidade...e são sobre essa indagações que eu escrevo em poucas palavras e lembranças de filmes que me marcaram de alguma maneira...Dedico o texto aos amigos, aos colegas viciados em cinema (Milly, Primow ..rsss), e o Sir Bernardo, alguém que me faz esperar muito do porvir!




A verdade é que o futuro não pode ser previsto. É tão obvio, mas ao mesmo tempo tão obscuro crer que nossas escolhas vão construir um porvir friamente desconhecido. O legal foi que aprendi isso na hora certa... porque, geralmente, só pesamos nossas escolhas quando elas são cruciais e urgentes pra que a gente chegue em algum lugar. E falando em tempo, escolhas e futuro, assisti um filme com ótimas companhias e excelentes lembranças... e ele me mostrou que as vezes é melhor “jogar no lixo” algumas coisas da vida, outras, aproveitar, lembrando sempre que é impossível prever o que virá como se prevê o tempo, é lutar contra o vento imaginar que tudo sairá da maneira como planejamos. Afinal de contas, as surpresas do destino não seriam mais surpresas se tivéssemos o mundo nas mãos. Esse filme, “O sol de cada manhã”, conta a história do personagem feito por Nicolas Cage, o simples Homem do tempo vivendo suas frustrações oriundas de escolhas banais...mas escolhas. Os filmes vivem falando disso; da vida... e a vida é um filme sem roteiro, uma ida sem volta, um tempo imprevisto. O mesmo ator teve uma oportunidade no filme “Um homem de família” de acordar e se ver casado com sua namorada de colégio e pai de duas crianças... ao invés de ir para o seu luxuoso escritório contemplar sua vida bem sucedida, entretanto, solitária. Ele pôde ver os dois lados da moeda... ir ou não para a Europa decidiria seus passos no futuro. E foi imaginando os filmes que eu andei de volta pra casa, num fim de tarde regado a baixa temperatura, me vi enquadrada em câmeras numa cena peculiar...: passos lentos, cabeça baixa, mãos no bolso, arvores pelas calçadas, ruas vazias e pensamentos sobre o temido e almejado futuro. E num ato de extrema espontaneidade eu abri os braços, fechei meus olhos, respirei fundo e deixei o vento passar por todo o meu corpo... não tive receio ou vergonha quando um carro passou à minha direita...que pensassem qualquer coisa! O importante foi o que eu pensei, foi o que eu senti. E senti que era livre para fazer escolhas... certas, erradas, precisas ou duvidosas; eu nunca vou saber acerca de um futuro que jamais correspondeu às essas escolhas...isso é inviável no filme da realidade. E como em todo bom filme, a vida tem emoções que sobrepõem toda racionalidade trazendo desafios, insegurança, saudade, tristeza, alegria, algumas conquistas e uma estrada cujo fim esperado é a felicidade. Bingo! A felicidade está justamente em ter uma vida significativa no verdadeiro mundo do fast-food... está em encontrar valores nas idas e vindas das coisas simples, nas pessoas amadas e até no sorriso alheio. Ouvi em “O sol de cada manhã” que a palavra “fácil” não existe no vocabulário de um adulto...entretanto as conquistas se tornam maiores quando fazemos o máximo de esforço para garanti-las. Ouvi quando criança que o gênio da lâmpada não existia, mas hoje, quando abri os braços pra vida, desejei mais de três coisas...desejei submeter minhas escolhas ao meu coração...ele sim, não prevê o futuro , mas o faz inesgotavelmente melhor por estar ligado à aquele que me criou.

12 comentários:

Anônimo disse...

Prometo que não vou chorar mais n Mene.. rsrsrs.. hunf!

Ixiii, Escolhas. nosso tema favorito.. hahaha.. ta certo q nem sempre pensamos nelas nas melhores horas. =/

Mene.. fico pensando..e pensando demais! óh... penso tanto q embola tdo. huauhauha

duru seus textos.. você consegue em palavras registrar tdo q a gnt sente. perfect! Foi massa hj né? sempre bom parar um tiquin pra apreciar a sétima arte, mesmo em companhia de uma "pessoa fungante" né??? [q nem eu.. huahua]

bjuuuu

Anônimo disse...

Mene... eh verdade! Meus olhos encheram de lágrimas... lágrimas essas que não sei se demonstram admiração ou surpresa... ou meramentee palavras que não conseguiram ser transmitidas
rsss

Momento de para e refletir neh verdade?rsss
amei memsooo
mesmo memsooooo
tudo a verr
ainda mais por saber q
a gente pensa mta cois aparecida
hauihaa
kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Quee a cada diaa.. cada texto.. cada sílabaa .. essa inspiração magnifica paire sobre vc
bjim Menee

Anônimo disse...

Sa, Sazinha...vc despedaça meu coração vagabundo toda vez q escreve desse jeito...pô..parabens mulk! tu é fera e ng pode contestar!tô emocionado pacas aki hahahaha

bjo

Anônimo disse...

De cinéfilo para cinéfila.

Em primeiro lugar, o meu muito obrigado viu menolas?!. Por compartilhar comentários acerca de mais um filme "viajado" que nos proporciona divagações profundas.
Um dos meus preferidos dentre tantos, não só pelo ator principal, que dispensa comentários, mas pelo insistente e sempre bem-vindo "murro" que a vida nos dá quando apreciamos bons títulos da sétima arte.

Seguir um dia de cada vez alimentando a esperança de um futuro bom sem querer prevê-lo.
Seguí-los sem encenações no fundo verde com um sorriso amarelo, o que faz dos nossos dias totalmente cinzas.
Quer saber? Sempre temos a escolha no final das contas de tudo isso, porque "a preocupação é eterna" em ser feliz e “somos grandes o suficiente para andar com mais de um de$ejo na carteira".
A escolha é sua, é nossa, é de todos nós... e o tempo também.

Parabéns menolas por mais este momento de cultura e divagação.
Queremos mais, rs

Obs.: Tem muita coisa pra falar, é que no momento não saiu mais nada,rs

Anônimo disse...

correção ...

“somos grandes o suficiente para andar com apenas um de$ejo na carteira".

pronto, rs

dr.davileal disse...

"Afinal de contas, as surpresas do destino não seriam mais surpresas se tivéssemos o mundo nas mãos."

Parece brincadeira mas eh muito parecido com uma frase de Humberto Guessinger, dos Engenheiros: "se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho naum seria ruim".

Tow sem inspiração pa escrever hj, mas minha admiração por seus textos eh antiga jah, e axu q paguei mto pau pa vc qdo tava aih e pela net tbm. Logo, tenhu um créditozim, podendo ser menos prolixo hj e dizer q seu texto está simplesmente ESPETACULAR!

Bju

=)

Vampira disse...

esse filme deve ser lindo.
Nada é fácil, a não ser pra uma criança em que os pais evitam que ela passe por dores, mas quando cresce isso é inevitável. Fazer o que, acho que se tudo fosse fácil ia ser meio chato né..as pessoas não saberia dar valor em nada.

"Um dia feliz, as vezes é muito raro...falar é complicado, quero uma canção..fácil, extremamente fácil, pra vc e eu e todo mundo cantar junto..."

Canto Da Sereia disse...

Oiiii
brigada por me visitar...rs.
geralmente ninguem comenta...escrevo soh pra que as pessoas vejam o q sinto..e se tiverem afim lerr as babozeiras q escrevo..rs
mais seu texto esta relamente bom....eu tb me indago muito acerca da busca de felicidade!!!
vc eh da onde?
bj

bzinh0 disse...

AMoor.
incrível.
talvez essa fase que muitos de nós
estamos passando, nem sempre é fácil construir esse futuro 'legal' que não nos foi apresentado. mas a gente chega lá.
fico orgulhoso de você sempre.
TE AMO.

Anônimo disse...

oi Mene...tava dando uma olhada em seus textos...caraca, sem noção! parabens! que Deus continue a aperfeiçoar este seu dom... vc consegue expressar algumas coisas que sentimos e pensamos mas que mtas vzs fica oculto em nós mesmos... sei la... vc alcança algo em nosso interior com suas palavras... muito bom msm... Deus te abençoe... um abraço pra vc...

Aline disse...

bah guria!!
Q texto lindo!!
PArabens!! Lya luft ta indo p o chinelo desse jeito!!
bjus

maringa-PR
=)

Anônimo disse...

Impressionante seu text!Proposta de redaçao do meu colégio!Obrigado pela atenção...

César Goiânia GO