sábado, março 01, 2008

Anticurso de Progresso.


A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. (Mário Quintana)


O homem anda, encontra a pedra e desmantela. Os raros que persistem em seus objetivos humanisticamente sinceros são criticados no percurso pra depois serem reconhecidos como mártires...enquanto na verdade, na mais sutil verdade, todos os homens deveriam estar no “topo” da ingenuidade... Da mesma ingenuidade percebida no filme “Meu nome é radio” (quem ainda não viu, vale a pena ver). A roda é uma “mão na roda”, é um “jeitinho brasileiro” que sempre alcança todo o Mundo. E todo esse Mundo business for all é regido pela preguiça; pela preguiça insistente, mesquinha, instintiva e é claro, cretina conforme manda o figurino...chega a ser uma nota de Dólar com a fotografia de George Bush abraçado a Fidel Castro. Mesmo assim, reina a preguiça. E viva a preguiça!.
Viva a riqueza que olha a pobreza de longe e a manda pro inferno...preguiça cartesiana de enxergar que são todos farinha do mesmo saco...ouro do mesmo cofre; que seja! Viva as necessidades cognitivas e interacionais do brilhantismo humano que criam um povo sacana. Que se eternizem os biscates de caráter!
Viva a musicalidade do “creu”. É a mais perfeita mostra da pior preguiça: a preguiça de pensar. E olha que Nietzsche avisou: “pensar dói”.
Viva a natureza solapada, a civilização egocêntrica, a globalização não-global, as negociações hipócritas, os “disse-me-disse”, os preconceitos vestidos de ética fajuta...
Enfim, viva a todas essas RODAS inventadas e fadadas ao PROGRESSO caótico: o que anda pra frente, mas não evolui.

11 comentários:

Anônimo disse...

Mulher mulher! Nunca se sabe quando essa carinha doce vai falar firme. Sak só, eu poderia pensar nisso tudo aí, mas não ia conseguir escrever.

o mundo caminha pra bosta mermo né? (minhas palavras terriveis.)

valeu muleka, beijão.

Mene Sá disse...

Duuuu, valeu meu fio desorkutado. adoro..rs

e quer saber, resumindo é tudo umas merda mesmo. Eu é q falo d+ rs

Anônimo disse...

Menolas...

Dizer o que depois de tantas conotações totalmente maravilhosas?!

Só que eu preciso deixar de preguiça e começar a postar tb, rsrs

Bjo Mene
;)

Anônimo disse...

que bomba hein!!
huhuhuhhu.. q mulé eh essa gnt! qdo eu crescer quero escrever assim. bjooo

Anônimo disse...

tenho medo³³³


Amor?! rss
Então é isso né..
sem mais palavras pra não estragar seus pensamentos excêntricos de fim de semana.
bombástico. adoro.

Bjo. AMo.

Anônimo disse...

Mão na roda... créu... preguiça... caramba....

o beleza...! valeu pela visita, o falco agradece ;)

Vampira disse...

Eu nem preciso dizer que eu sou apaixonada pelos seus escritos... vc evolui muito menina prodígio! hehehe
Continua evoluindo e se der preguiça..use a roda! uahuhauhauha
Bjoo

Vampira disse...

eu escrevo um pouco mais feliz hoje ..rsrsrs
mas aquele é antigo e eu tava num daqueles dias auto-críticos aí já viu..heheh

Anônimo disse...

cadê os posts novos?

Leandro Antunes Amaral disse...

Não tenho o que comentar...
Passei aqui apenas para registrar meu imenso "estado" de inveja (Texto ótEmo)!!

Bjus,
Adoro!

Gleyson Lima disse...

É.. acho que ficarei com Nossa Senhora mesmo, pois estou neste momento pensando em qual seria a melhor expressão de espanto/surpresa/deleite para começar meu comentário.. então vamos lá: Nossa Senhora! Olha Mene_docinho (acho que só eu continuo te chamando assim, né), eu, como supra-sumo embaixador da preguiça de mim mesmo, peço tua permissão para incluir teu magnânimo texto “Anticurso do progresso” (pus o artigo no “de-” de propósito, é a minha mania de querer melhorar – ao meu jeito – o que está perfeito) no meu acervo para quem sabe um futuro possível manifesto da nossa (eu+Renato) filosofia da preguiça, do tédio e tudo mais.. Nunca conseguiríamos, dada à nossa preguiça, colocar como você colocou o que separa (ou não) a dor excessiva de pensar, a inatividade que leva ao descaso, a cegueira consciente e deliberada, etc do que chamo agora “indolência engajada”, que seguramente e até orgulhosamente confessamos praticar. Como a recente onda do Orgulho Negro, entramos na idéia de talvez fazer surgir um Orgulho Preguiçoso.. Queríamos aceitar nossa condição humana de indolentes e brincar com ela. Mas como nem tudo é brincadeira nessa vida, surgiu nosso receio pelas acusações que nos eram previstas: Conformados! Covardes! Resignados! Passivos! E até: Conservadores! ..Recuamos.
Mas, mesmo sendo o que somos, seu texto nos deu alento. Pois, acho que estávamos já esperando por ele, é como se ele tivesse nascido para esta causa.. ele nos mostrou algo novo que estava na nossa cara o tempo todo: Ora porras, em matéria do Outro, da pessoa amiga, da pessoa alheia, a indolência nos passa; Improbabilíssimo o dia em que verei Renatinho negar a mão a um amigo; ele poderá certamente não abrir o coco para si mesmo, mas para matar a sede alheia, ele é capaz de nem mesmo usar o abridor para esse fim. Portanto, podemos agora nos orgulhar de nosso orgulho indolente, basta a nós especificar: Somos indolentes de nós mesmos; Somos egoístas, mas essa preguiça de nós mesmos nos faz altruístas! Hauihaiuhauihaiua.. De modo que, eu, como representante desta classe, a qual desconheço os membros totais, te agradeço, Mene_docinho, pelo artigo/post/... sensacional e brilhantemente “despertante”.
[Não sei se tu ou qualquer outro compreenderá uma vírgula do que eu enrolei pra dizer, mas é isso.]
[O que foi dito de Renatólios pode-se estender aos demais membros da Mesa e, evidentemente, a quem mais interessar.]
E mande abraços meus ao Mário (Quintana).
Xero.