segunda-feira, dezembro 17, 2007

"Acho que ser feliz é isso"...


“Acho que ser feliz é isso...”. foi exatamente assim que a Milly me disse numa dessas nossas conversas pseudo-filosóficas. É intrigante definir o que é viver, e ainda mais definir com tanta precisão e com tanta vontade expressa nos olhos de revirar o mundo. Será que sabemos? Será que vivemos? Será que...apesar de um tudo que nos rodeia, somos capazes de alcançar a felicidade? Quer saber? Sei lá. Essas histórias que a gente escuta na infância nos posiciona tão esperançosamente diante da vida, que gostaria de voltar a ser pueril. É intrigante perceber que, ao longo do tempo, o sol vai deixando de ficar amarelinho...e pára de sorrir também; a gente vai abrindo mão de ler os outdors nas ruas com aquele entusiasmo de descoberta... começamos a achar que, de fato, somos alguma coisa que não depende de outras muitas coisas. Num belo dia queremos sair de casa e gritar pra todas as avenidas uma liberdade tão jovem, tão lúcida, tão racional. Olhamos no espelho e sequer vemos alguém que, daqui um tempo, receberá visita de netos. Talvez fiquemos ricos, talvez só bem sucedidos, ou ainda vivendo no limite do conforto ou o simples em sua literalidade. Que a miséria seja utópica! Quem dera fosse. Provavelmente seremos bonitos, desde que a TV seja deixada um pouco de lado. Bem talvez isso.. Enfim.. já tentaram dizer tantas coisas sobre a felicidade...há uma versão pra todo gosto; para as revistas de beleza, para os bancos e o sistema, para as universidades, para a astrologia, para os filósofos, para a psicologia,...e falando nela, até Freud foi mesquinho em sua posição acerca da felicidade. E ainda tem uma porção de opiniões sobre o futuro e o mais difícil:..sobre como ser feliz nesse “tabuleiro de xadrez”, vulgo, futuro.

Nesse clima excêntrico de Natal todo mundo quer ser Amélie Poulaim e mudar a vida das pessoas sem passes de mágica. Se for assim, todo dia deveria ser 25 de Dezembro. Nessa época as pessoas ficam aparentemente felizes, realizadas, frenéticas, “iluminadas” pelos enfeites, pelas ruas, pelo brilho nos olhos. Ninguém sabe explicar como as pessoas amam mais suas famílias em dezembro, mais que no resto do ano; os presentes e/ou doações parecem ter vida e principalmente, as ações humanas apontam para o melhor em comparação ao empedernir dos ideais. A verdade é que a felicidade chega e habita em quem diz: “opa...é aqui mesmo.”

Não é preciso ter um carro pra ser feliz...

As melhores conversas surgem quando se caminha sem rumo com alguém que se ama;

Não é necessário agrupar grande fonte de renda pra ter uma vida estável...ou talvez, madura emocionalmente...a mediocridade vem sempre antes que você diga: “se eu pudesse voltar...”

Viajar é preciso, e isso é serio! Gaste com isso.

Não precisa escovar os dentes apressadamente..

Os sorrisos que você dá precisam ser transparentes, sinceros e duradouros.

Chorar faz parte, e chorar muito também, desde que seja um choro fundamentado ...

Enquanto dure a tristeza, a saudade, a felicidade ou sei lá o que.

Você não precisa parar pra pensar...na realidade tudo que você precisa é pensar e agir...nunca parar. A vida é curtinha demais pra ficar boiando.

Pra ser feliz a gente não pode ter medo: tem que oferecer abraço, a mão, os beijos a quem merece, o diálogo, o colo, a sobra dos doces do aniversário...

Pra ser feliz tem que viver em paz, tem que equilibrar as reações que os obstáculos causam. Acredite! Alguém sofre mais que você...o mundo não vai cair sobre sua cabeça. Justo na sua!

Acho que ser feliz é ser simplesmente...ontologia pura e simples. Utopia também. Mas o maior incentivo de procurar a felicidade....com certeza está na nossa capacidade esplêndida de fazer alguém feliz. Gerar um sorriso alheio é bem mais emocionante que sorrir. “Acho que ser feliz é isso”... é ou não é Milly?.

4 comentários:

bzinh0 disse...

Então Amor..
como havia dito no comentário fantasma. rss

Vem ser feliz ao meu lado, por favor.
e vem hoje, se puder. nem ligaria..huahuahua

TE AMO.


BJO.

Anônimo disse...

vida inteligente na madrugada..
eu sempre tow aki né mulek? vai te catar "celebridade"! como diz o PP. sabe o que acho? acho ser feliz deve ser ser Samene por um dia; seria o suficiente pra sakar que o mundo precisa de samenes..rsrs, curtiu a filosofia? hahaha

bejuto.

Anônimo disse...

Simplismente Perfeito!!

uma mistura de ritmos com suavidade!!

vc é SENSACIONAL!

Sou sua Fã!

Bjs

Anônimo disse...

huhu.. minhas viagens no meio do culto rendeu 1 textinho. nossa.. felicidade eh um luxo, bom de se ter q só. um luxo q n pode ser comprado.. bem, que moral minha inspirar essa muié a escrever.. ave ninha.
Enfim.. Acho que ser feliz é isso.
bjoooo