terça-feira, dezembro 26, 2006

Fogos de artifício


Incomum é contemplar fogos de artifício no céu do natal. Mais incomum é ter vontade de chorar com todos eles no ar...vê-los foi como realizar um sonho...ouvi-los foi como descansar ao som de contos machadianos. Imaginei a vida como se passasse por uma paralaxe de galáxias, uma locadora de filmes...uma biblioteca central ou uma padaria atrás da minha casa. As cenas se misturavam, tive múltiplos déjà vu’s e inteiros pensamentos que custavam a voltar para o planeta Terra. Percebi diversas manias dos seres humanos... manias daquelas que incitam as mães com seus inconfundíveis “ que coisa feia !”...manias de se acharem imortais, controlados e impassíveis diante do amor; insensíveis aos sorrisos dos olhares alheios e mesquinhos por acharem que suas vontades são superiores às suas renuncias diárias em favor de alguém. Os homens, definitivamente, deveriam ser como fogos de artifício... lançar-se-iam ao céu num impulso extraordinário, e num despossuir de estrelismo, continuariam eternos, mesmo que todo brilho se tornasse invisível. Lá no alto, o barulho anunciaria o esplendor das emoções e em seguida, o silêncio trazendo consigo os questionamentos da razão. Excêntrico pensar em fogos de artifício no natal como a vida dos seres humanos no planeta Terra... primeiro porque os fogos só aparecem na virada do ano e segundo que não é todo dia que se vê um espetáculo da varanda do prédio. Era esse espetáculo que eu gostaria de assistir todos os dias da minha janela; os humanos saindo de suas mediocridades, quebrando os vitrais do medo, fazendo novos e esperançosos sonhos, amando intensamente até que chegassem ao mais intenso prazer de olhar a vida do alto, pra que depois, toda sabedoria adquirida os permitissem se despir do brilho para alcançar lugares desconhecidos. Os fogos que vi iam às alturas para se eternizarem em minha memória... as pessoas que desejo ver são capazes de muito mais.

10 comentários:

Anônimo disse...

Que bom seria se os seres humanos fossem assim hein Mene.
Mas eles chegam lá !!

Cada texto surpreendo,dia após dia.
Gosto d+++ daqui divagadora, rs

Abraço Menolas.

Anônimo disse...

Samene, gosto de ver as coisas por aqui. sua palavras sempre se encaixam em tudo na vida. parabéns!

Anônimo disse...

Mene..muito massa como sempre esse texto...vc tem muito talento, amo passar aqui e ficar babando com todo esse seu mundo! bejão gata, até qq dia desses

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Samene...

isso é perfeito, pois também é a minha vontade incessante:

"Era esse espetáculo que eu gostaria de assistir todos os dias da minha janela; os humanos saindo de suas mediocridades, quebrando os vitrais do medo, fazendo novos e esperançosos sonhos, amando intensamente até que chegassem ao mais intenso prazer de olhar a vida do alto, pra que depois, toda sabedoria adquirida os permitissem se despir do brilho para alcançar lugares desconhecidos. Os fogos que vi iam às alturas para se eternizarem em minha memória... as pessoas que desejo ver são capazes de muito mais.

é DISPENSÁVEL mais comentários.

Anônimo disse...

afff..precisava escrever tão bem??
show menão!

Anônimo disse...

Mene,
Suas idéias, suas palavras, sua maneira de nos envolver nelas. Nossa fascinante..
Acho que a questão mesmo que tanto trava o homem é despossuir do estrelismo.. se despir do brilho.. e etc e tal..... aiai, mais em controvérsia tem pessoas como nós! que vivem intensamente mesmooo, simplesmente se jogam.. uhuuu
Mene n esqueça vc é a minha escritora preferida, 2007 publicações hein! ô chuuulas
Bjãoo

Anônimo disse...

Menolass.........
Queria eu escreverr bem assim igual vc...
Socorroooo
será q qdo eu crescer dá pra serr pelo menos um pouquinho assim?
kkkkkkkkkkkkkkk
mas enfim...

Suas palavras se intercalam de forma que com uma expressividade incrível, toca realmente no intelecto de quem lê assim como deixa sempre um questionamento a ser feitooo
è fonte de crescimento mininaaa
amo vcccccccc

beijaoooo

Unknown disse...

Samene...
bigadu por colocar link du meu blog aí no seu... eh uma honra...

tem eh dias q tow tentanu colocar o seu e de davizim também... mas naum consigu... num pega, num tem jeitu... dei minha senha pah davizim tentar colocar, mas tbm naum consegui... hunf
meu blog eh moh chatu... rsrs
bjin

Unknown disse...

hauahuaha
tah bem... a gente finge que tah lah... rsrsrs

Então... Feliz Ano novo pah vc tbm i puh magrelo... rs
ki in 2007 vc escreva melhor e ele cante melhor... (melhorar mais pra onde neh? são ótimos já)
enfim... tudo di bom!!!
Abraços!